sábado, 26 de janeiro de 2013

Tarte de Maça fácil e deliciosa!



Simples e fácil! Esta é uma receita que faço sempre a "olho", por isso peço desculpa e aconselho seguir o vosso instinto culinário. Vou dar-vos só umas dicas na preparação da tarte.

Ingredientes:
·         Manteiga q.b. líquida
·         Açúcar amarelo q.b
·         1 embalagem de Massa folhada (de compra)
·         Compota de pêssego (de compra)
·         3 /4 Maças reinetas cortadas em meia-lua, muito fininhas

Preparação:
A massa folhada deve estar fria. Tira-se do frigorífico, logo do saco e numa superfície ligeiramente enfarinhada estenda a massa e com o rolo, estique um bocadinho para dar uma forma mais retangular ou se preferir pode ser redonda.
A seguir, espalhe por cima da massa o doce de pêssego, de maneira a cobrir toda a massa. Não adicione muito doce, só uma camada fininha. A seguir, coloque a maça, fazendo uma bonita composição das meias-luas.
Por cima das meias-luas pincela-se com manteiga liquida (muito pouco) e a seguir polvilha-se com açúcar amarelo. Adicione uma quantidade moderada, é preferível colocar menos do que a mais. Deve ser umas 80 a 100g. Lembre-se que já tem a compota por baixo.
Leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 10 a 15 minutos. Até dourar.
Depois de frio, corta-se em retângulos e servimos. Para os mais gulosos podem acompanhar com uma bola de gelado de baunilha!

Dica: se gosta de canela, experimente polvilhar um pouco antes de ir ao forno.


Canapés de queijo de cabra e doce de pêssego



Com os restos de massa, podem fazer uns canapés deliciosos com queijo cabra em vez da maça.

Massa folhada (de compra)
Queijo de Cabra
Compota de Pêssego (de compra)

Estenda a massa numa superfície enfarinhada e corte círculos fininhos da massa. Pincele com compota de pêssego e por cima coloque um quadradinho de queijo de cabra. Molhem os cantos do círculo com água e fechem com outro círculo por cima. Vede em volta com as costas de um garfo. Pressione bem para as selar. Com uma faca faça uns cortes para ajudar a sair o vapor.
Pode pincelar com ovo batido e polvilhar com açúcar. Coza no forno pré-aquecido a 180ºC. Até dourar.